terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Rocha é o melhor lugar para construir nossa casa.


A Rocha é o melhor lugar para construir nossa casa.

             Você conhece a estória dos três porquinhos e o lobo mau? Os porquinhos para não ser devorados pelo lobo mau, logo têm ideia de construir uma casa para se esconder do feroz lobo. Eles não gastam muito tempo nem investem muito, e constrói uma casa de palha e com apenas três sopros, o lobo mau, derruba a casa dos porquinhos; logo em seguida, os três porquinhos fazem outra casa, só que desta vez, a casa é de papel. Também não houve investimento alto e tão pouco não gastaram tempo. E o que acontece? O lobo mau novamente com três sopros derruba a casa dos porquinhos. Por fim, eles constroem uma casa com tijolos, cimento, areia, ou seja, todo material necessário para edificar uma casa fundamentada. Podemos dizer, que nessa casa, eles gastaram tempo, houve um grande investimento. Novamente, o lobo mau surge e com três sopros tenta derrubar a casa, mas agora ela não cai. Por quê? Porque está alicerçada na rocha. Ou seja, houve um bom investimento e gastaram tempo.
         Onde você está construindo sua vida? Que fundamento, você está usando para alicerçar sua casa, sua vida? Em Lucas 6:46-49, temos o ensino de Jesus conhecido como os dois fundamentos. O mestre chama nossa a atenção para analisarmos onde nossa vida está sendo construída, edificada? Qual o fundamento que estamos usando para alicerçar nossa casa, nossa vida.

A casa construída sobre a rocha permanece as tempestades.

Esse ensino aparece tanto em Mateus como aqui em Lucas. Entretanto, há uma diferença. Em Mateus a diferença entre os dois homens é que escolheram solos diferentes para a construção de suas casas. Aqui no livro de Lucas, a diferença se encontra na maneira de edificar nos solos.

Porque me chamais: Senhor, Senhor. v46

Ø  Jesus sabia que muitos queriam ser seus discípulos, seus seguidores. Mas não poderiam se não faziam o que ele mandava. Eles não obedeciam ao mestre, ao seu Senhor.
Ø  Quando chamamos alguém de Senhor, estamos dizendo, que ele é dono de nossa vida, que toda nossa lealdade é pra ser dada a ele. 

Não somente ouvir, mas praticar os ensinos de Jesus. V47

Ø  Jesus começa a falar, a nos mostrar do homem que presta atenção aquilo que ele diz, aquilo que ele tem ensinado. 
Ø  Este homem é como um construtor. (ele cavou, abriu uma profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha). Uma construção sólida exige a sondagem do terreno, ensaios de resistência do solo e perfurações em busca da rocha onde o alicerce possa se apoiar.

       Esta obra é essencial para construir solidamente, mas gasta tempo e é trabalho pesado. Infelizmente, alguns evitam tal esforço. O excelente desse trabalho é que vindo as tempestades, enchentes. A casa que foi construída sobre a Rocha permanecerá. O trabalho pesado valeu a pena.
       Quando chegar os dias ruins dentro do nosso lar. Vamos ver onde esta alicerçado, construído nosso relacionamento. Aquele que estiver fundamentado nas palavras do mestre estará firmado, alicerçado, seguro. Uma vida construída na rocha é uma vida alicerçada em seus ensinamentos. É o que Mateus chama de homem prudente. Portanto, uma casa, um lar, uma família, um casamento com um bom fundamento não é facilmente abalado pelas dificuldades da vida. 

 
A casa construída sobre areia não permanece as tempestades. 

Aquele que ouve, mas não pratica.

Ø  Este homem não gastou tempo, não buscou os meios necessários para construir sua casa.
Ø  Por isso, quando veio a enchente, a tempestade logo sua casa desabou.

Aquele que não pratica os ensinos de Cristo, e quando aparece as dificuldades logo desaba. Abandona a fé. Todo relacionamento que não tem como fundamento os ensinos da palavra de Deus não tem força para superar as tempestades da vida. A verdade é que quando surge as dificuldades – tudo desmorona.

Onde você está construindo sua casa, sua vida: na rocha ou na areia? Jesus compara aquele que lhe dá ouvidos, aquele que coloca em prática o que ele diz, ao homem prudente, que constrói sua casa sobre a rocha. E a Rocha é ele próprio, Jesus. Muita gente acha as palavras de Jesus bonitas e motivadoras, mas quantos realmente o levam a sério? Não basta você escutar as palavras de Jesus, é preciso crer nele como Salvador e aplicar essas palavras à sua própria vida. É comum encontrar em casas e empresas uma Bíblia aberta em algum trecho bonito. Será aquilo o alicerce de quem vive ou trabalha ali ou é apenas um objeto de decoração? Ou, talvez, algum tipo de amuleto para espantar a má sorte e trazer prosperidade?

Quem realmente crê em Jesus irá fundamentar toda a sua vida nele e em sua Palavra. Ele é a Rocha eterna, o único terreno seguro quando chega o temporal. Construir sua vida sobre qualquer outro alicerce é ser insensato, como o que constrói sobre a areia. Quando vem o tsunami não sobra nada.

Uma construção sólida exige a sondagem do terreno, ensaios de resistência do solo e perfurações em busca da rocha onde o alicerce possa se apoiar. Você já fez esse tipo de pesquisa em sua própria vida? Você já se questionou para saber se está construindo sua vida sobre uma base que irá permanecer no final?

Ouvi uma estória de um homem muito rico. Ele falava de negócios de milhões, e contou que tinha terminado de construir uma mansão e já tinha comprado um terreno para construir outra maior no ponto mais alto do bairro. Segundo ele, o jeito era gastar enquanto estava vivo, porque depois da morte ele não fazia nem ideia de onde iria parar.

Aquele homem não tinha a certeza onde está firmada sua vida. E você tem sua vida firmada na Rocha que é Jesus? Eu e você precisamos dar atenção ao que Jesus diz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário