sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sinceridade da oração.






Quem na verdade sabe orar? Quem é um perito em oração? Será que existe uma forma ideal de orar? Ou será que há um modelo único de oração?

Vejamos Mateus 6:5-15.

O “Pai-Nosso” foi dado por Cristo aos seus discípulos como uma oração padrão, não como uma reza formal a ser recitada mecanicamente sem nenhum significado.

Um autor desconhecido escreveu:

“Não posso dizer nosso se só vivo para mim mesmo, em um compartimento espiritual estanque. Não posso dizer Pai se não me esforço diariamente em viver como filho Seu. Não posso dizer que estás nos céus se não estou guardando meus tesouros lá. Não posso dizer significado seja o teu nome se não estou lutando pela santidade. Não posso dizer venha o teu reino se não estou fazendo o possível para apressar esse maravilhoso dia. Não posso dizer seja feita a tua vontade, se sou desobediente a sua Palavra. Não posso dizer na terra como no céu, se não o sirvo aqui e agora. Não posso dizer o pão nosso cotidiano dá-nos, se sou desonesto ou se trabalho ilegalmente. Não posso dizer perdoa-nos as nossas dívidas, se abrigo rancor contra alguém. Não posso dizer não nos deixe cair em tentação, se eu deliberadamente me enredo por esse caminho. Não posso dizer livra-me do mal, se não me revisto de toda a armadura de Deus. Não posso dizer teu reino, se não sou leal ao rei como súdito. Não posso lhe atribuir todo o poder, se temo o que os homens podem me fazer. Não posso lhe atribuir a glória, se busco a minha própria honra. Não posso dizer para sempre, se os horizontes da minha vida estão completamente limitados pelas coisas temporais”.

Neste momento podemos pensar em algumas pessoas que tem este mesmo tipo de oração. A questão é será que muitas vezes não estamos recitando as nossas orações e esquecendo do principal, cumprir aquilo que acabamos de orar? Por exemplo, oramos para o Senhor salvar mais almas. Mas estamos indo atrás delas? Oramos ao senhor para que os recém-convertidos cresçam espiritualmente, mas estamos empenhados para que isto aconteça? Tal como visitá-los, auxiliá-los ou perguntá-los como estão indo a nova vida em Cristo? Oramos ao Senhor pedindo sabedoria para crescer espiritualmente, mas não temos coragem de se aprofundar nos estudos bíblicos. Oramos ao Senhor, que a minha igreja cresça Senhor, mas não movemos um dedo para que isto aconteça.

Cuidado com as vãs repetições quando falar com Deus. Devemos nos aproximar dele como uma oração sincera e sabendo que estamos nos comprometendo com Deus aquilo que falamos em nossa oração.

Estamos lembrados das perguntas feitas no início? Quem na verdade sabe orar? Quem é um perito em oração? Será que existe uma forma ideal de orar? Ou será que há um modelo único de oração?

O que existe é a nossa responsabilidade diante de Deus quando oramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário