sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Salmo 3 parte 1


A ORAÇÃO É MEIO PELO QUAL DEVEMOS RECORRER A DEUS NO MOMENTO DA AFLIÇÃO.

O autor deste salmo é o rei Davi. O rei compôs este salmo quando fugia do seu filho Absalão. Em II Sm 15 temos toda a conspiração de Absalão contra o seu pai. O mais interessante nesta história é a reação do rei quando fica sabendo que o seu próprio filho usurpara o trono. “Disse, pois, Davi a todos os seus homens que estavam com ele em Jerusalém: levantai-vos, e fujamos, porque não poderemos salvar-nos de Absalão. Dai-nos pressa sair, para que não nos alcance de súbito, lance sobre nós algum mal e fira a cidade a fio de espada” v14.
A preocupação do rei não estava focalizada em seu reinado, mas na vida do povo da cidade santa, Jerusalém. Acredito que Davi sabia que poderia recuperar o seu trono em breve, mas a vida das pessoas em Jerusalém seria impossível recuperá-las, caso perdesse.
Se você já leu todo o segundo livro de Samuel, sabe que Davi recuperou o seu trono como também Absalão morreu por causa do seu pecado. A Bíblia sempre está certa: “O salário do pecado é a morte”. O filho rebelde colheu o que plantou. Enquanto que seu pai obteve a vitória por confiar no Senhor dos exércitos.
Como crentes em Jesus, devemos seguir o exemplo do rei. Ele não reuniu os seus soldados para resolver a situação por meio da força, antes fugiu para saber qual seria a vontade do Senhor. Às vezes queremos solucionar os nossos problemas pelos nossos próprios meios. Ou seja, agindo como um homem sem Cristo. Se de fato somos crentes devemos buscar a resposta no Senhor em oração.

DAVI RECONHECE QUE SÃO MUITOS OS QUE LHE PERSEGUEM. 1-2.

O rei estava consciente de que os seus adversários havia se multiplicado e que os mesmos negavam que Deus poderia livra-lo desta situação. “Não há em Deus salvação para ele”. Esta salvação não é uma indicação de um livramento espiritual (a salvação da alma do inferno), mas do perigo.
Os inimigos do rei estavam confiantes de que Deus não irá ajuda-lo neste momento de tribulação. O Senhor havia “esquecido” dele e por esta razão eles teriam a vitória sobre o rei.
O escarnecedor sempre negará a salvação em Deus. Porém, isto não é motivo de ficarmos desencorajados. Neste mundo sempre iremos sofrer todo e qualquer tipo de perseguição. O lugar bem comum de perseguição é no trabalho. São muitos os que zombam do crente. As piadas sobre o dízimo são inúmeras...Os homens sem Cristo vão fazer de tudo para que você cai em algum pecado. A meta deles é mostrar-lhe que a sua vida de crente não passa de uma farsa. A caso que alguns deles armam até ciladas com o intuito de que você possa perder o emprego. Se você não estiver firmado no caminho do Senhor a conseqüência é vacilar. Por isso, devemos estar sempre vigiando para não cairmos em tentação. Jesus disse: “O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. O espírito esta sempre preparado, mas se dermos ocasião a carne, certamente cairemos.
Qual a saída nestes casos? Buscar o Senhor, confiar nele, entregar em suas mãos todos os nossos problemas com a certeza de que ele vai nos dar a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário