quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aprendendo com as Escrituras


Aprendendo com as Escrituras. (parte 1)







O verbo “aprender”: “Tomar conhecimento de algo, retê-lo na memória, em conseqüência de estudo, observação, experiência, advertência”. Dicionário Aurélio.
Um termo de suma importância na vida de qualquer pessoa. Nós aprendemos de várias formas. Por exemplo: aprendemos com os nossos pais; aprendemos com nossos “amigos”; aprendemos na escola; aprendemos no trabalho e assim por diante.
Porque aprender é importante na nossa vida? Porque nossos pais enfatizam tanto que devemos está sempre aprendendo algo novo, ou algo diferente? Mas a questão é, aprender o que? E qual a fonte absoluta para o verdadeiro aprendizado?
Não há dúvida de que aprender é relevante em nossos dias. Se você deseja ser um médico, você deve tomar conhecimento acerca da medicina; se você deseja ser um técnico em computação (ou seja, tem que ter cabeça) então deve estudar e observar tudo concernente a computação. Procurar aprender como funciona cada peça e sistema desse instrumento tão usado hoje em nossos dias.
Agora, convenhamos. Todo esse aprendizado é passageiro. Não pendurará. Então, porque aprender tudo isso? Primeiro, por causa das necessidades; segundo, porque ainda não estamos no céu. Todavia, gostaria de lhe mostrar um aprendizado que tem efeito eterno, que tem efeito duradouro.
Paulo escrevendo ao jovem pastor Timóteo, diz: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. II Tm 3:14-15.
O apóstolo aconselha o jovem pastor a permanecer, a ficar firme em tudo aquilo que havia aprendido. O motivo era porque aquilo que havia aprendido desde criança o levaria a ser sábio. Não no sentido de ser o mais inteligente entre os outros, não de ser mais intelectual do que os demais. Mas, aquilo que havia aprendido o tornaria sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. O jovem pastor havia aprendido acerca das sagradas letras. Ele tinha o conhecimento das Escrituras. Possivelmente seus pais haviam o ensinado e mostrado que as sagradas letras era o aprendizado mais importante para sua vida. Que através do conhecimento das Escrituras o levaria a ser sábio, no sentido de conhecer o seu Deus e Sua vontade. Obviamente, o jovem Timóteo, estava passando por sérios problemas de liderança. Alguns membros não estavam reconhecendo sua autoridade nem seu ministério pastoral isso por causa de sua juventude. Paulo na segunda carta a Timóteo dar um excelente conselho a esse jovem. “Ninguém despreze a tua mocidade...”. portanto, o apóstolo estava ciente da importância de permanecer nos ensinos das sagradas letras.
A Escritura nos fortalece nos momentos de fraqueza. Ela nos ajuda quando estamos passando por dificuldades emocionais, físicas, financeiras. Somente nas Escrituras encontramos forças para superar as barreiras, os obstáculos que a vida nos proporciona. Permanecer nos ensinos das sagradas letras nos torna sábios. Sábios no sentido de que estamos com Deus. Que o Senhor está olhando nossa aflição. Que o Senhor mandará socorro no momento oportuno. Que o Senhor não desampara os seus filhos. Paulo estava plenamente convicto que se o jovem pastor continuasse nas sagradas letras, teria vitória sobre as dificuldades que estava enfrentando. Ele descobriria que o Senhor foi quem deu o ministério e somente o Senhor poderia tirar esse ministério.

Um comentário:

  1. Aprender se torna ainda mais importante quando o fazemos tendo em vista compartilhá-lo. Obrigado pelos conhecimentos compartilhados neste blog. Go ahead!

    ResponderExcluir